Como fazer a transferência de um veículo? Veja agora o passo a passo

Em primeiro lugar, transferir um veículo que comprou é um processo fundamental para quem quer tornar-se o titular do carro. Entretanto, nem todos sabem exatamente como é que o procedimento de transferir a titularidade do automóvel funciona na prática. Nesse sentido, veja agora nesse conteúdo o passo a passo de como fazer a transferência de um veículo.

O objetivo dessa transferência é fazer a alteração da propriedade do veículo comprado automóvel garantir ao novo dono tê-lo em seu nome. Portanto, a documentação permitirá ao novo proprietário ser o titular do automóvel.

Aqui neste conteúdo, vamos mostrar a você como fazer esse procedimento, passo a passo, inclusive quanto ao pagamento das taxas de transferência. Quer saber tudo sobre o tema? Então fique aqui no nosso blog até o final!

Transferência de veículo: Entendendo o que é esse processo

O procedimento transferir um veículo é quando você precisa passar a titularidade na propriedade de um automóvel que adquiriu do antigo dono para o seu nome, que é o atual proprietário.

Portanto, a transferência nada mais é do que o ato de transferir o automóvel comprado para o nome do novo proprietário que o adquiriu, oficializando assim a validade da venda do veículo.
Mesmo que seja um procedimento que é simples de ser seguido, há quem tenha dúvidas sobre como colocá-lo em prática.

E como o mesmo é obrigatório, nada melhor do que entender exatamente como ele funciona.
A seguir, mostraremos quais os passos necessários para fazer corretamente a transferência de um veículo.

Quais os passos para realizar a transferência de veículo

Agora, você vai acompanhar quais são os passos necessários para a transferência de um veículo ao seu nome após ter feito a compra.

Faça a verificação dos registros

Para começar, o primeiro passo é fazer a verificação dos registros, pois assim você poderá identificar qualquer pendência que exista em relação ao veículo, como cobranças de multas.


A verificação é bem simples de fazer, primeiro acesse o site do DETRAN e usar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) ou ainda a placa do veículo
Se existir qualquer pendência, ela vai aparecer nos resultados e você poderá verificar neste momento para solucionar o quanto antes.

Preencha de forma completa o recibo de transferência de titularidade do veículo

Você precisará agora realizar esse passo para transferir um veículo: preencher o recebido. Esse documento será importante porque oficializa essa transição da titularidade do automóvel.
Depois de ter preenchido esse documento, você então poderá dar o passo seguinte no processo.

Autenticar a assinatura de todos os envolvidos na transferência

A etapa posterior e que é uma das mais fundamentais do processo, é autenticar a assinatura de todos que estão envolvidos nesse processo da transferência de veículo.
Portanto, é muito importante que tanto vendedor quanto comprador realizem a verificação de firma em cartório do documento que vai certificar a transferência do veículo, o chamado CRV. Após essa oficialização, você pode ir ao próximo passo.

Pague a transferência do veículo

Para pagamento de transferência do seu novo veículo é muito simples, pois você só precisará ir a um DETRAN estadual e pedir a guia de transferência.


Com essa guia, você poderá pagar a taxa de transferência de veículo por meio de um boleto bancário, sendo possível realizar o processo pelo aplicativo do seu banco.
Fora o pagamento dessa taxa de transferência de veículo, veja ainda se há outras pendências como IPVA ou multas para o veículo.

Passe pela vistoria feita pelo DETRAN

No processo para transferir o veículo, você precisará de um laudo deste automóvel e por isso mesmo é necessário ir ao DETRAN para que eles indiquem uma vistoria.
Depois, você deverá levar o veículo e terá que aguardar por essa revisão, e esperar pelo laudo que vai ser preciso para que se finalize o processo de transferência.

Organize os documentos obrigatórios

Bem como, uma etapa fundamental é que você organize seus documentos necessários para fazer a transferência, logo depois que o automóvel tiver passado pela vistoria.
Em geral, os documentos necessários são:

  • Laudo da vistoria
  • CRV e CRVL
  • Formulário do RENAVAM
  • Os dados pessoais de quem comprou e de quem vendeu o carro: RG, o seu CPF (caso não esteja na identidade) e comprovante de endereço

Após ter reunido a documentação e ter em mãos o comprovante do pagamento da sua taxa de transferência de veículo, é necessário levar tudo ao DETRAN estadual e fazer essa solicitação da transferência desse veículo comprado para o seu nome.

Veja também

Qual é a melhor Gasolina: Comum ou Aditivada

GUIA DE SOBREVIVÊNCIA PARA O SEU PRIMEIRO AUTOMÓVEL

Quais são os carros de 7 lugares? Veja agora mesmo

Vale a pena comprar um carro elétrico? Veja

Conclusão

Por fim, você viu aqui conosco (como fazer a transferência de um veículo, veja agora o passo a passo). Como você pode ver aqui, transferir um veículo é sempre necessário quando se adquire um automóvel, para que se possa passar a titularidade para o seu nome. Até a próxima.