Em primeiro lugar, hoje eu vou te dar um passo a passo de como fazer uma pintura automotiva com qualidade de fábrica.
Se você for pintor e estiver querendo aprender, poderá desconsiderar alguns passos, mas se você for o cliente e quiser aprender ou até mesmo levar para um profissional. Você pode ler para ficar atento quanto a qualidade do trabalho dele.
Antes de começar a fazer a repintura, é importante que você leia o passo a passo até o final. Pois existem dicas no meio do texto que podem influenciar no começo e vice versa.
Tudo pronto? Vamos lá.
Vamos juntos ler nesse blog um pouco sobre como fazer uma pintura automotiva de qualidade de fábrica.
1°Passo: Procure um local que seja profissional
Não pode ir à oficina ali da esquina, claro que existem oficinas assim que são ótimas, mas você deve ir a uma oficina de confiança.
Pois repintar um carro exige muito cuidado e atenção e você verá o por quê, pra ter uma noção e saber como fazer uma pintura automotiva com qualidade de fábrica.
2°Passo: Escolha a cor da tinta que será usada
Logo em seguida eles te mostrarão um catálogo de cores parecidas com a do seu carro. E você deve escolher uma dentre uma grande variedade a mais próxima possível que a maioria possui, após escolhido, vamos para o terceiro passo.
3°Passo: Calculando a quantidade de cada tinta
Aqui começa a diferença de uma oficina amadora para uma profissional, pois essa parte é primordial para o carro ficar pintado com a mesma cor da tinta que você escolheu no catálogo.
Para isso, eles usam um programa na internet que diz a quantidade de cada tinta que será necessária para chegar aquela cor, se isso for calculado errado, o resultado final pode ser muito aquém do esperado.
4°Passo: Fazendo o ajuste da pintura
Nesse sentido, caso a cor que está no carro, não for a desejada, o pintor precisará fazer o ajuste da pintura, para isso, ele irá pegar uma proveta com a tinta na cor correta e verniz e irá comparar com a cor do carro.
Isso deverá ser feito com a luz do sol ou com uma luz própria para a atividade
5°Passo: Cabine de pintura
Agora que o ajuste já foi feito, o seu veículo irá para a cabine de pintura, verifique se a pressão está positiva.
Pois se não pode ocorrer defeitos como manchas na pintura, devido a pressão do ar não está regulado, consequentemente você tem que está a tento a isso.
6°Passo: Limpando a lataria
Com as peças que vai receber tinta desengraxado bem limpas, você deverá passar o ar e limpar com um pano pega-pó para não sobrar ou pelo menos diminuir a quantidade de resíduos e assim diminuir o trabalho no polimento.
Observação: Para os próximos passos, é interessante usar uma pistola de pintura com bico 1.4, bem regulado e com vazão de tinta, afinal, você não quer uma pintura mal feita né?
7°Passo: Cuidado com fatores que podem fazer a diferença
Distância com que a tinta será aplicada, pressão e velocidade podem fazer com que o carro fique com dois ou mais padrões de cores e por isso não pode existir variação de nenhum dos três em todo o processo, tenha muita atenção ainda mais nesses detalhes.
8°Passo: Começando a pintura
Nesse sentido passe a primeira demão semiúmida, com a pistola que recomendei e espere de 5 a 10 minutos. A medida que você vai aumentando a umidade, o tempo de espera vai aumentando.
Repita esse processo de 1 a 3 vezes, sempre aumentando o tempo de espera.
9°Passo: Observando algum erro
Se você percebeu que uma parte está mais escura que a outra ou que uma parte está meio suja, passe mais uma demão úmida e depois que secar passe mais duas demão semiúmida.
10°Passo: Preparando o verniz
Após acabar de pintar, prepare o verniz e vá de acordo com o fabricante.
A maioria diz que a aplicação deve ser assim: Primeira uma demão semiúmida, com espaço por exemplo da peça com a pistola de 25 a 30 centímetro, ( há não esqueça de regular o bico da pistola para que o material sai com qualidade) E ele te dará o intervalo de 5 minutos de espera, e a segunda demanda deve ser a finalização do processo.
11°Passo: Prepare a tinta a base de água
Agora sim, você irá passar a tinta que dará cor ao carro, a outra era para a lataria e normalmente é prata.
12°Passo: Siga as orientações da calculadora
Se errar na quantidade de tinta, ela pode não sair do jeito que você deseja, por isso, muito cuidado.
13°Passo: Use um diluente específico a base de água
Essa água não é comum e você deve seguir as orientações do fabricante.
14°Passo: A mistura
Mexa a mistura do diluente com a tinta até ela ficar bem homogênea.
15°Passo: Pintando
Agora sim, peque a pistola, carregue com a mistura e comece passando uma demão semiúmida, espere secar (ficará com a aparência fosca) e aplique uma segunda demão mais úmida.
Difícil? Tudo depende da sua vontade de aprender.
Uma dica: Sempre limpe a pistola e o carregador entre os passos.
Contudo espero ter ajudado e não se esqueça de deixar o seu comentário aí embaixo e a sua curtida também.
Veja também
Qual é a melhor Gasolina: Comum ou Aditivada
Saiba Tudo Sobre os Carros Autônomos e os Níveis de Evolução
Veja a trajetória do clássico e marcante Opala
Vale a pena comprar um carro elétrico? Veja
Conclusão
Por fim, se você leu e curtiu não deixe de compartilhar, alguma informação que não esteja no artigo deixe nos comentários. Até o próximo artigo.