Antes de tudo, o fluído de freio é um componente muito importante para o funcionamento do seu carro e para a sua segurança dentro do veículo. Mas você sabe quais são as funções do fluído de freio? Sabe como trocá-lo?
É, não basta só dirigir o carro, você precisa saber o básico da manutenção para que possa se salvar se acontecer algum imprevisto e o seguro estiver muito longe ou se você não tiver seguro.
Dirigindo na BR
Imagina você na BR. Saindo do Rio de Janeiro e indo para a Bahia passar férias e o seu carro resolve quebrar entre o estado do Espírito Santo e o estado da Bahia (O motor esquenta). Você não vai ligar para o seu seguro e esperar ele chegar até lá não é?
Até porquê ele vai levar uns dois dias e o pior. A solução é tão simples que eu acho que até o cara da seguradora vai ficar com raiva de você. Já que ele percorreu mais de 700 quilômetros para poder colocar água no radiador.
Mas nesse artigo, vou te ensinar, especificamente, como trocar o fluído do freio. Mas lembre-se, para não precisar ficar fazendo isso durante uma viagem.
Correndo o risco de fazer algo errado e prejudicar a segurança de todos, faça sempre uma revisão antes de viajar e faça as revisões que estão previstas.
- O que acontece quando o fluído está abaixo do necessário (nível mínimo)?
<A baixa quantidade de fluído
Bem como, vai prejudicar todo o sistema de freio. Que pode ser um sinal de que o sistema de freios já estava com problema, e por isso o fluído está baixo antes do tempo determinado. Por isso você deve fazer uma revisão nesse sistema e verificar se alguma peça está velha ou gasta.
- Recomendações da fábrica quanto ao fluído de freio
Se seu carro não apresentar nenhum problema relacionado ao sistema de freio. E quando for verificar o seu fluído, ele estiver com uma cor normal. Ou seja, amarelada você só deverá trocá-lo a cada 2 anos ou a cada 40.000 quilômetros percorridos.
- Recomendações iniciais para a troca do fluído de freio
– Coloque o seu carro em um local plano
– O seu carro deve estar desligado e com o freio de mão puxado
– Se o seu carro for o de câmbio manual, para prevenir ainda mais um eventual acidente. Você pode engatar a primeira marcha, além de puxar o freio de mão.
– Tenha em mãos uma mangueira ou algum tubo que possa fazer a ligação entre o sangrador e o compartimento em que vai colocar o fluído de freio velho.
– Como compartimento você pode usar uma garrafa pet.
– Você deve ter, no mínimo, 2 litros de fluído de freio DOT3 ou DOT4, por exemplo(são os mais comuns nos carros). Para confirmar, é bom que você olhe no manual do seu carro. Pois existem alguns carros que já estão pedindo o DOT5 e esse não pode ser misturado e nem confundido com o DOT3 ou 4.
- Trocando o fluído de freio
Se o seu carro apresentar problemas ou estiver em alguma das duas situações que citei mais acima, então você deve seguir acompanhando o artigo, se não, você pode continuar lendo como ato de informação e para alguma emergência.
1°Passo: Bem como Ache o reservatório do fluído de freio e encha-o com o fluído novo de forma que o nível fique entre o mínimo e o máximo (tem marcas avisando). Para encher, você deve abrir a tampa do reservatório (giratória) e colocar o fluído.
Após encher o reservatório, não se esqueça de limpar os respingos com um pano.
Se caso o seu fluído estiver cheio, mas estiver com uma cor mais escura e você estiver sentindo que deve trocar, você pode colocar o mínimo possível do fluído novo e começar o próximo passo.
2°Passo: Retire as rodas do carro, sim todas, e deixe o carro levantado.
3°Passo: Encontre o sangrador nos quatro freios, eles normalmente estão na parte de trás do freio.
4°Passo: Conecte a mangueira ao sangrador, coloque a outra ponta na garrafa pet e fique segurando a mangueira (Evitando a passagem de ar) o mais próximo possível do freio.
A partir daí, peça para seu amigo apertar o freio diversas vezes, até sentir que ele está ficando duro e quando isso acontecer, solte a mangueira para que o fluído velho do freio possa ir para a garrafa pet.
– Obs: Pare de sangrar antes de o pedal chegar até o fundo, se possível a pessoa que está dentro do carro pode te ajudar, avisando quando ele tiver voltado para a posição inicial.
– 2°Obs: O sangramento deve começar pela roda mais afastada do reservatório.
– 3°Obs: Quando acabar de sangrar, coloque mais um pouco de fluído no reservatório.
5°Passo: Faça isso com as outras rodas, sempre enchendo um pouco mais o reservatório após finalizar o sangramento.
6°Passo: Limpe a área em que realizou o processo e limpe o reservatório também.
Por fim, e você não se sentir seguro para fazer o procedimento, aconselho a levar o seu carro a um especialista, prestar atenção no andamento do serviço, para depois repetir em casa (Quando for necessário).
Veja também
Como trocar as pastilhas de freio do carro: Veja
Como fazer uma pintura automotiva com qualidade de fábrica?
Vantagens e desvantagens de ter um turbo no seu carro
Como garantir a segurança do carro: dicas e truques essenciais
Conclusão
Portanto, alguma dúvida? Alguma sugestão? Deixe o seu comentário abaixo, estarei pronto para respondê-lo.
Até o próximo artigo!