Qual é mais econômico: carro a álcool ou carro a gasolina? Veja

Em primeiro lugar, veja agora qual carro é mais econômico para ser utilizado hoje em dia, carro a álcool ou carro a gasolina.

A crescente preocupação com o meio ambiente e o aumento do preço da gasolina. Logo após, fazem com que montadoras e motoristas comecem a olhar com mais carinho para o carro movido à álcool, ou melhor, carro flex.

Mas será que a diferença de preço, será que a economia no dia a dia é tão grande a ponto de você deixar de abastecer com gasolina e ficar só no álcool?

Continue aqui nesse blog leia e veja qual é o carro mais econômico, carro a álcool ou carro a gasolina.

Será que não colocar a gasolina de vez em quando pode prejudicar o motor do seu carro, ou melhor, o desenvolvimento dele?

Você sabe por que as montadoras estão visando mais os carros à álcool do que os carros à gasolina?

Estou fazendo esse artigo justamente para sanar todas as suas dúvidas em relação ao assunto e conseguir escolher o melhor carro para você e para a sua situação financeira.

Ao longo do artigo irei responder todas essas perguntas e falar mais algumas coisas, alguns “bônus” de informação para você.

  • Mas será que a diferença de preço, será que a economia no dia a dia é tão grande a ponto de você deixar de abastecer com gasolina e ficar só no álcool?

Para começar a responder essa pergunta, você precisa saber que isso dependerá muito do uso do carro. Ou seja, se você o usa todo dia e os dois fatores principais, se você colocar um combustível de alta qualidade, e se o seu motor está em perfeitas condições.

Se tudo isso estiver ok, aí sim poderemos responder a pergunta.

No ano de 2016 a gasolina está custando, no mínimo, R$3,50 e o álcool está custando, no mínimo, R$2,70.

Tomando como base esses números. Pós vamos fazer um cálculo bem simples, que você poderá fazer enquanto espera na fila do posto para abastecer e com isso. Conseguir decidir qual a melhor opção para o seu carro.

É muito muito simples, e não tem uma fórmula, você verá. Basta dividir o preço do álcool pelo da gasolina e se o resultado der menos de 0,7, então é vantajoso abastecer com álcool.

Usando os números acima, dividindo 2,70 por 3,50, o resultado final é 0,77. Então não seria vantagem pedir o álcool nesse posto, seria mais vantagem a gasolina.

  • Será que não colocar a gasolina de vez em quando pode prejudicar o motor do seu carro, ou melhor, o desenvolvimento dele?

Essa é uma das dúvidas mais frequentes e é um dos mitos que mais assusta o adorador e detentor do carro flex. Como já falei é um dos mitos.

Ou seja, não é verdade, mas só a critério de curiosidade, vamos saber de onde nasceu esse mito. Pois sempre tem um fundo de verdade não é?

Logo no inicio da era flex, os carros vinham com um tipo de peça que sofria oxidação quando o álcool era usado sozinho.

Primeiro por causa dos 5% de água que ele possui em sua composição e segundo pela falta de lubrificante que a gasolina possui. Isso fazia com que as peças não funcionassem direito e consequentemente o desenvolvimento do carro ia diminuindo até parar na oficina.

Mas isso é passado. Logo as montadoras agora dão um banho químico nas peças que antes sofriam oxidação e agora você pode abastecer somente à álcool normalmente e nada acontecerá.

Uma observação: Se você pegar o manual do seu carro, você irá vê (pelo menos a maioria irá) que a montadora recomenda que coloque gasolina de qualidade, pelo menos, a cada 5 mil quilômetros, justamente para acontecer essa lubrificação.

Não que vá da algum problema no seu carro, mas é melhor prevenir do que remediar não acha? Até porquê será só 1 vez a cada 5 mil quilômetros, é meio que um investimento de garantia, para que as possibilidades do seu carro parar na manutenção diminuam.

  • Você sabe por que as montadoras estão visando mais os carros à álcool do que os carros à gasolina?

O motivo não poderia ser mais nobre, elas estão pensando no efeito estufa, na emissão dos gases poluentes que o diesel e a gasolina provocam, estão pensando no aquecimento global e nas 10 mil pessoas que morrem, somente nos Estados Unidos, por intoxicação desses gases.

Agora, economicamente falando, a possibilidade de poder escolher entre dois tipos de gasolina e escolher o mais adequado para você e para o seu bolso.

Torna o carro flex uma possibilidade que atrai muito os motoristas, pois quando a gasolina estiver cara, eles podem colocar o álcool e vice versa.

Além disso, as pessoas também estão se conscientizando do estado do planeta e por isso querem contribuir das mais diversas formas, e pode ter certeza, essa é uma ótima forma de contribuir.

2°Observação: Contudo, é importante que você saiba que, apesar de mais barato, o álcool também da mais potência para o carro, mas também queima muito mais rápido, por isso o pedal do acelerador precisa ser controlado e você verá que colocando álcool, visitará o posto muito mais vezes.

Veja também

Dicas para saber sobre o óleo lubrificante do seu automóvel

Qual a maneira correta de ajustar o retrovisor? Veja

Vantagens e desvantagens de ter um turbo no seu carro

Como trocar as pastilhas de freio do carro: Veja

Conclusão

Por fim. E aí gostou? Se gostou, deixa a sua curtida aí embaixo e qualquer dúvida ou sugestão, pode deixar abaixo também que estarei pronto para te atender.

Até o próximo artigo!