A princípio o envelopamento automotivo é uma técnica de personalização de veículos que tem ganhado popularidade nos últimos anos, veja como funciona.
Com essa técnica, é possível mudar a cor e o acabamento de um carro de maneira rápida e econômica, além de proteger a pintura original do veículo.
Bem como o envelopamento automotivo é um processo que cresceu exponencialmente no Brasil durante os últimos anos. Mas você sabe o que é envelopamento de carro?
Você sabe quais são os tipos de envelopamento?
Você sabe quais são os cuidados que você deve ter com envelopamento?
Respondeu essas perguntas?
Se sim, ótimo, você está por dentro das novidades. Se não, veja o artigo até o final para poder conseguir responder como funciona o envelopamento automotivo e ainda ganhe algumas dicas extras sobre o assunto.
- O que é envelopamento de carros?
Quando você envelopa um carro, você está colocando uma fina película de PVC (Um adesivo) em volta do seu carro, isso irá proteger a pintura do seu carro e irá preservá-la por muito mais tempo (Contra os danos que podem ser causados pela luz do sol, contra arranhões e pequenas batidas), além de dar um design mais atrativo para o seu carro.
Isso é o envelopamento de carro.
1°Dica: Preste atenção na lei
Você pode mudar a cor do seu carro, pode. Mas para isso, você enfrentará uma burocracia muito grande, terá que pagar taxas e muitas outras coisas ao DETRAN.
Para colocar o “envelope” de outra cor que não seja a cor original do seu carro, você também deverá pedir a autorização para o DETRAN.
Por isso, para facilitar o andamento das coisas, a observação que fica é: Se você envelopar menos de 50% do seu carro com uma cor diferente, não precisará pedir autorização para o DETRAN, mas se você for envelopar todo o seu carro (de uma cor diferente), precisará pedir a autorização.
Por isso aconselho que se for fazer o envelopamento total, faça com a cor original, pois se for parado em uma blitz, você terá sérios problemas.
- Tipos de envelopamento
Existem três tipos de envelopamento e cada um deles possui as suas peculiaridades, por exemplo.
> O primeiro modelo, o mais conhecido e que já foi falado é o envelopamento de PVC vinil. Além das características que relatei no começo do artigo, ele também recebe um preparo maior para dar mais proteção ao carro.
> O segundo modelo, pode não ser o melhor, mas se formos olhar para filmes futuristas, com certeza ele é o mais “tecnológico”.
Por que?
Porquê ele é um adesivo transparente, que vai manter a pintura original, vai dar mais durabilidade para ela e vai ajudar também a lataria do carro, impedindo amassados e arranhões. A graça desse modelo está realmente no fato dele ser transparente, como um escudo invisível.
> O terceiro modelo é também é bem tecnológico, é uma proteção liquida, com base de tinta. Enquanto um envelopamento liquido, que vai eliminar as possíveis bolhas e evitar a má colagem em possíveis adesivos adicionais.
Outros bônus por exemplo, é a possibilidade de lavar o carro com bucha e a proteção contra os raios solares que esse tipo de envelopamento proporciona.
- Cuidados que você deve ter com o envelopamento
> Bem como os envelopes possuem data de validade e devem ser trocados quando atingirem essa data e se possível até um pouco antes da data.
Ou seja, normalmente os fabricantes estimam uma vida útil de 7 anos para o envelope e se você deixar mais que isso, todo o estilo, brilho e proteção que você ganhou, poderá ser perdido e a sua tinta original poderá ser danificada.
> Se você optar por um envelopamento parcial, ou seja, um envelopamento só em uma parte do veículo, deve ter em mente que a parte que ficará desprotegida continuará sendo desgastada normalmente e quando você for retirar o envelope, a diferença ficará altamente perceptível.
E esse é mais um motivo para que você faça o envelopamento inteiro e da mesma cor da pintura original.
2°Dica: Cera com proteção solar
Nesse sentido, se após ler esse artigo, você ainda quiser fazer o envelopamento parcial, pode usar a cera com proteção solar para poder proteger a parte que não está com o envelope.
As vantagens do envelopamento você já sabe:
– Protege contra os raios solares (raios ultravioletas)
– Protege contra arranhões e pequenos amassados
3°Dica: Removendo o envelopamento
Contudo quando chegar a hora de remover o envelopamento pode ficar alguns pedaços no carro, você pode usar um removedor de adesivos para retirar essas partes e os possíveis vestígios de cola.
Veja também
Veja agora as 10 Vantagens dos carros Elétricos
Ford Mustang: Conheça a história da primeira geração desse clássico
Veja a trajetória do clássico e marcante Opala
Vale a pena comprar um carro elétrico? Veja
Conclusão
Por fim, continue acompanhando nosso blog para saber novas técnicas para o seu carro e ficar por dentro de todas as novidades automotivas.
Até o próximo artigo!