Guia passo a passo para montar sua oficina mecânica

De antemão, se você chegou até esse site é porquê é apaixonado por carros e o melhor você sabe a importância de saber mexer, cuidar e preservar no/o automóvel, até porquê isso não é uma coisa fácil, saiba agora o guia passo a passo para saber montar uma oficina de mecânica com sucesso.

Bem como não é qualquer pessoa que sabe mexer em um carro sem ter feito algum curso, para alguém conseguir chegar a isso, é necessário horas de dedicação procurando na internet, artigos como os que estão nesse site, para poder adquirir um pouco mais de conhecimento e conseguir resolver os problemas do seu carro, sozinho.

Mas esse artigo em particular vai mais além, hoje eu vou mostrar como você pode trabalhar com oficinas mecânicas. Isso mesmo, esse artigo é para os futuros mecânicos e se você está lendo, é porquê pretende se tornar um, então aí está a

primeira dica: Um bom mecânico também deve ser um bom empreendedor.

Falo isso porquê é o empreendedorismo que irá te fazer lucrar, deixará o seu negócio organizado e potencializará os seus serviços, por isso ele é tão importante.

Não vou me alongar muito nessa parte, pois pretendo colocar a maior quantidade de detalhes para que você possa tirar todas as suas dúvidas sobre como montar uma oficina mecânica e como trabalhar em uma oficina mecânica.

1°Passo: Faça um curso

Seja um curso técnico (Mecânica automotiva) ou um curso superior (Engenharia mecânica ou automotiva), você deve fazer um curso, não só um, quanto mais melhor.

E não se prenda ao fato de já está trabalhando a não sei quantos anos em uma oficina e por isso já tem experiência suficiente para abrir uma, quanto mais diplomas você tiver, maior será a seriedade e confiança dos clientes para com você e para com o seu trabalho.

2°Passo: Comece a trabalhar em uma oficina mecânica

Bem como isso servirá para ganhar experiência no nicho, trabalhando, você conseguirá identificar quais são os serviços mais procurados pelos clientes, quais as suas principais queixas, como lidar com eles e como o seu chefe se comporta, podendo tomá-lo como um exemplo a ser seguido ou não, dependendo de como for a relação dele com o cliente.

Tudo isso para que quando você for montar a sua própria oficina, leve somente as coisas boas para lá, para que possa oferecer o melhor serviço e conseguir consequentemente muitos clientes.

3°Passo: Decida quais serviços oferecerá na sua oficina mecânica

Existem diversos serviços, é importante que você, como chefe, esteja capacitado para todos os serviços que oferecer na sua oficina. Veja agora, alguns serviços por exemplo:

– Regulagem de motores.

– Mecânica geral.

– Troca de óleos e lubrificantes.

– Suspensão.

– Alinhamento e balanceamento.

– Sistema de freios.

– Escapamento.

– Sistema de injeção.

– Ar condicionado.

– Direção hidráulica.

Em outras palavras, viu a variedade de serviços que uma oficina mecânica pode possuir? Por isso a qualificação por meio de cursos técnicos e superior é tão importante, não só para você, mas também para o seu cliente.

4°Passo: Escolha o local ideal para montar a sua oficina

Esse é um passo muito importante, escolhendo o local certo, ou seja, um local onde a circulação de pessoas e de carros seja alta, a chance de você ganhar clientes novos a cada dia é muito grande.

Para melhorar ainda mais a escolha, veja se têm oficinas por perto, quais os serviços que elas oferecem e como é a aparência delas, pois esse negócio de que mulher não entra em oficina já ficou para trás a muito tempo e você deve manter a sua oficina organizada, não só para os seus clientes, mas também para um maior rendimento do seu trabalho.

5°Passo: O tamanho do seu local também conta muito

Não adianta comprar um imóvel, onde você só terá espaço para um carro, você precisa de um imóvel grande, um local onde os seus serviços serão potencializados e ainda assim ter um local especifico para atender aos seus clientes.

Um exemplo? Você pode ter um pátio onde os carros estão sendo consertados e ao lado desse pátio você terá uma sala onde terá uma pessoa que atenderá os clientes, fará o orçamento do serviço e após isso terminar, o cliente pode ficar na sala assistindo televisão ou vendo o conserto do seu carro, ou poderá sair e voltar algum tempo depois para pegar o seu carro de novo.

6°Passo: Outros fatores a serem observados no imóvel

– A planta do imóvel está de acordo com as normas da prefeitura?

– O local corre risco de inundações?

– O local está em uma área de risco?

– O pagamento do IPTU está em dia?

– O imóvel dispõe dos serviços básicos (água, luz, esgoto, telefone e internet)?

7°Passo: Legalizando a sua oficina mecânica

– Autorização do corpo de bombeiros.

– Cadastro na caixa econômica federal no sistema conectividade social.

– Registros junto à prefeitura, para obter o alvará de localização e de licença sanitária.

– Cadastro Municipal de vigilância sanitária (CMVC).

– Registro na secretária da fazenda.

– Registro na junta comercial.

– Registro junto à secretária de receita federal, para obter o CNPJ.

– Registro junto à receita estadual, para obter a inscrição estadual.

8°Passo: Seus empregados

Basicamente você precisará de:

– Proprietário. Ele irá fazer o primeiro atendimento ao cliente, assim como o orçamento e todo o contato (Se você não for mecânico, será você. Se gostar de trabalhar com os carros, pode contratar uma pessoa para fazer esse serviço, o que não pode é o atendente apertar a mão do cliente e sujá-lo de graxa).

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é design-sem-nome-34.png

9°Passo: Qualificando os seus empregados

Você pode diminuir um pouco o salário e oferecer um curso técnico ou pode fazer uma oferta dizendo que irá aumentar o salário se ele fizer um curso técnico, mas de alguma forma, ele deverá se qualificar.

10°Passo: Equipamentos

Contudo, visando a curiosidade, você irá gastar em torno de R$76,500 para comprar todos os equipamentos da sua oficina mecânica.

E é seguindo esses passos que você irá conseguir abrir a sua oficina mecânica, qualquer dúvida ou sugestão, deixe o seu comentário abaixo e eu estarei pronto para respondê-lo.

Veja também

Dicas para saber sobre o óleo lubrificante do seu automóvel

Qual é mais econômico: carro a álcool ou carro a gasolina? Veja

Qual a maneira correta de ajustar o retrovisor? Veja

Polimento vs. cristalização: qual é a melhor opção para o meu carro?

Conclusão

Por fim, se você curtiu esse artigo compartilhe com seus familiares e amigos.

Até a próxima.