O que é fibra de carbono e para que serve?

Em primeiro lugar, o que é fibra de carbono e para que serve esse tipo de material. A fibra de carbono é um material composto formado por filamentos de carbono altamente resistentes e leves.

É amplamente empregue em uma variedade de aplicações industriais, incluindo na fabricação de aeronaves, carros de corrida, equipamentos esportivos, construção naval e muitos outros.

A fibra de carbono certamente é um polímero e às vezes é conhecida como fibra de grafite. É um material muito forte que consequentemente é também muito mais leve.

A fibra de carbono para ter uma noção, por exemplo, ela é cinco vezes muito mais forte que o aço e duas vezes ainda mais rígida.

Continue com agente nesse artigo e entenda mais sobre o que é fibra de carbono e para que ele serve.

Embora a fibra de carbono seja mais forte e mais rígida que o aço, é mais leve que o aço; tornando-o o material de fabricação ideal para muitas peças.

Logo estas são apenas algumas das razões pelas quais a fibra de carbono é amplamente utilizada por engenheiros e designers na fabricação.

Quais são os componentes da Fibra de Carbono?

Entretanto, a fibra de carbono é produzida a partir de filamentos cristalinos finos e resistentes de carbono, que são aplicados para reforçar o material.

A fibra de carbono pode ser mais fina do que um fio de cabelo humano então ela obtém sua força quando torcida como fio.

Em seguida, pode ser tecido para formar pano e, se necessário para tomar uma forma duradoura, a fibra de carbono pode ser colocada sobre um molde e revestida em resina ou plástico.

Portanto além de ser muito forte, a fibra de carbono é também:

  • É rico em rigidez
  • Alto em resistência à tração
  • Tem uma baixa relação peso/força
  • Rico em resistência química
  • Muito tolerante à temperatura ao calor excessivo
  • Tem baixa expansão térmica

Portanto devido a tudo isso, a fibra de carbono é muito popular em muitas indústrias, como aplicações aeroespaciais, automotivas, militares e recreativas e etc.

Uma pequena história da Fibra de Carbono

A fibra de carbono remonta a 1879, quando Thomas Edison assava fios de algodão ou pratas de bambu a altas temperaturas, que os carbonizavam em um filamento de fibra de carbono.

Em 1958, as fibras de carbono de alto desempenho foram certamente inventadas nos arredores de Cleveland, OH.

Embora fossem ineficientes, essas fibras eram cerca de 20% de carbono e tinham suas propriedades de baixa resistência e rigidez.

Logo após em 1963, um novo processo de fabricação foi desenvolvido em um centro de pesquisa em uma cidade britânica, que é onde o potencial de resistência da fibra de carbono foi realizado com muito sucesso.

A elaboração da fibra de carbono

Bem como uma visão geral do processo de fabricação de fibra de carbono. A fibra de carbono é feita a partir de um processo que é parte químico e parte mecânico.

Começa desenhando longos fios de fibras e, em seguida, aquecendo-os a uma temperatura muito alta, sem permitir o contato com o oxigênio para evitar que as fibras queimem.

É quando ocorre a carbonização, que é quando os átomos dentro das fibras vibram violentamente, expelindo a maioria dos átomos não carboníferos.

Isso deixa uma fibra composta de cadeias longas e firmemente interligadas de átomos de carbono com apenas alguns átomos de não carbono restantes.

Portanto uma sequência típica usada para formar fibras de carbono a partir de PAN envolve fiação, estabilização, carbonização, tratamento da superfície e também dimensionamento.

fibra de carbono

O que é possível realizar com fibra de carbono?

Com quase tudo. Se você gostaria de fazer um copo de fibra de carbono, isso também pode ser fato. As fábricas de carbono fez muitas coisas diferentes com fibra de carbono e outros compósitos, como por exemplo:

-Quadros de bicicleta
-Asas de Aeronaves
-Tubulação
-Recipientes
-Componentes dos automóveis

Por fim, a fibra de carbono é utilizada em uma ampla variedade de aplicações, incluindo na fabricação de aeronaves, carros de corrida, equipamentos esportivos, bicicletas, barcos e construção.

Também é usado em produtos de consumo, como capas de telefone celular e laptops, devido à sua aparência elegante e moderna.

Com sua combinação única de propriedades, a fibra de carbono está rapidamente se tornando um material popular em muitas indústrias do mundo.

Veja também

Qual é a melhor Gasolina: Comum ou Aditivada

Saiba Tudo Sobre os Carros Autônomos e os Níveis de Evolução

Quais são os carros de 7 lugares? Veja agora mesmo

Veja a trajetória do clássico e marcante Opala

Vale a pena comprar um carro elétrico? Veja

Conclusão

Em resumo, a fibra de carbono é um material compósito que é amplamente utilizado em uma variedade de aplicações industriais devido à sua alta resistência, rigidez, leveza e durabilidade.

Com seu potencial para reduzir o peso e melhorar o desempenho em muitas aplicações, a fibra de carbono é uma escolha popular em projetos que exigem alta resistência e suporte estrutural.

Com sua combinação única de propriedades, a fibra de carbono é uma opção atraente para muitas indústrias e continuará a ser um material importante para o futuro.

Se você gostou desse artigo não deixe de comentar sobre o assunto. Até a próxima.