Em primeiro lugar, o que fazer quando o pneu fura na estrada? Veja agora estas super dicas. E se você tiver um pneu furado em uma estrada deserta e não conseguir ver ninguém para ajudá-lo?
Trocar pneus é mais fácil do que você imagina.
Siga este guia de 11 passos aqui no nosso blog carros com dicas e você estará bem preparado caso aconteça esse problema com você. Existem mais algumas dicas antes de iniciar o trabalho real.
Primeiro estacione o carro em um local seguro, mantenha uma certa distância dos veículos que passam e estacione no chão o mais nivelado possível.
Dirigir com aquele pneu furado realmente não faz bem algum. Deixe a luz de pisca alerta ligado. Isso não é apenas obrigatório, você também ficará mais visível, o que o torna muito mais seguro.
Coloque o carro na primeira marcha
É assim que as rodas travam. Isso facilita o aperto dos parafusos posteriormente.
Deixe o freio de mão totalmente puxado
Dessa forma, seu carro não irá girar quando você o ligar.
Coloque o triângulo de aviso à distância regulamentar
Conte com pelo menos 30 metros de distância do seu veículo. Em autoestradas você pode ir até 100 metros. Fazer com que os quatro pisca alerta funcionem também não faz mal. Quanto mais visível você estiver, mais seguro.
Desparafuse o parafuso da roda uma volta
Não se esqueça: o sentido anti-horário (esquerda) é solto; a mão (direita) é fixa. Os parafusos podem ser apertados. Você pode soltá-los mais facilmente aplicando força extra aos suportes com os pés.
Instale e coloque cavaletes onde fornecidos
Verifique o manual do proprietário para ver onde você pode obtê-lo. Isso não pode estar em lugar nenhum; Para isso, estão previstos pontos especiais e reforçados. Jack o carro até a roda sair do chão.
Desparafuse completamente da roda
Você já soltou os parafusos na etapa quatro. Agora você pode desparafusá-los facilmente. Junte-os e certifique-se de não perder nenhum.
Retire o pneu
Segure-o com as duas mãos e puxe-o em sua direção. Se tiver luvas, evite sujar as mãos.
Portanto, certifique-se de que há um par de luvas de trabalho na mala. Um chute na roda pode ajudar se ele ficar um pouco preso.
Inserir novas rodas
Retire a roda sobressalente do carro e instale-a onde removeu a roda anterior.
É um pouco exagerado, mas isso não é muito ruim. Talvez você precise pegar o carro um pouco mais alto, porque essa roda é mais alta do que a roda com o pneu furado. A roda com o pneu furado pode ser colocada na mala. Para depois ser arrumada em um borracheiro.
Aplique todos os parafusos sem apertá-los muito
Primeiramente, aperte todos os parafusos com a mão. (No sentido horário.)
É importante que você não aperte imediatamente os parafusos com força com a chave inglesa, porque então a roda pode ficar torta.
Abaixe o macaco hidráulico
Este portanto é provavelmente o passo mais fácil de todos. Vire o macaco hidráulico para trás para que o carro fique apoiado em quatro rodas novamente, e retire o macaco hidráulico.
Aperte todos os parafusos firmemente
Contudo ao toque final, pegue a chave de rodas e aperte todos os parafusos com bastante firmeza.
Ou seja, no sentido horário. Aí está, a roda foi substituída!
Veja também
Quais são os carros de 7 lugares? Veja essas informações
O que é fibra de carbono e para que serve?
Veja essas dicas para você comprar seu carro semi-novo
Conclusão
Por fim, então não é tão difícil assim! Uma última dica: verifique hoje onde está a roda sobressalente e o material que você precisa para substituir a roda (macaco hidráulico, chave de rodas,…).
E olhe no manual do proprietário do seu carro onde o macaco hidráulico deve ser colocado para impulsionar o carro. Dessa forma, você sabe imediatamente como começar se tiver um pneu furado em algum nas estradas.