Em primeiro lugar, quantas vezes você já passou por alguma placa e viu escrito assim “Martelinho de ouro” e sempre ficou se perguntando o que era? Talvez muitas, talvez nenhuma, mas se está lendo esse artigo é porquê alguma coisa aconteceu e despertou essa curiosidade em você sobre o martelinho de ouro.
Por isso, usarei esse artigo para poder falar sobre essa técnica muito usada pelos profissionais que trabalham na oficina. Vou tentar tirar todas as suas dúvidas, de como se tornar um profissional em martelinho de ouro. Confira agora e acompanhe o artigo até o fim, para que você não precise ficar pulando de site em site para procurar mais informações.
O que é o martelinho de ouro?
Martelinho de ouro é uma técnica de funilaria muito usada nas oficinas e o sem principal objetivo é desamassar a lataria do carro sem fazer um processo “invasivo” no automóvel e sem precisar pintá-lo novamente.
Por esse motivo, esse serviço é tão procurado pelos clientes e tão usado pelos mecânicos, pois impede que eles danifiquem alguma peça do carro e faz com que os clientes fiquem mais tranquilos quanto a isso, além de ser um processo relativamente rápido.
Para que serve o martelinho de ouro?
Ele serve para desamassar a superfície do caso e pode ser usado em diversos casos:
– Com pequenos amassados, e quando digo pequenos quero dizer os mais simples como a pedra que voou quando estava passando no asfalto ou uma chuva de granizo e até alguma fruta que possa ter caído em cima dele.
– Porém também é possível desamassar batidas mais fortes e que fazem mais estragos, como uma batida no fundo do seu carro ou quando alguém senta no capô do seu veiculo.
Para que não serve o martelinho de ouro?
Para grandes amassados.
Mas espera, você acabou de dizer que ele pode desamassar batidas mais fortes? Você deve está se perguntando.
Sim, ele serve. Mas pensa comigo, se você tiver que pagar pelo martelinho de ouro e ainda assim pagar pela pintura e por algum outro serviço de funilaria, não tem porquê usar o martelinho de ouro, basta usar os outros dois serviços que eles farão com que o seu carro volte para a sua mão, totalmente desamassado.
Então, evite usar o martelinho de ouro quando o amassado tiver danificado a pintura e nem se houver a necessidade de trocar a lataria.
Quais são as vantagens de usar a técnica do martelinho de ouro?
Apesar de ser um serviço que exige muita concentração e paciência de quem o está realizando, o serviço é muito barato e por isso vale a pena usá-lo.
Além do serviço barato e na maioria das vezes simples, você ainda estará apostando em uma técnica não invasiva ou pouco invasiva, que impede, ou melhor, que diminuirá muito as chances de você ter que trocar a peça amassada ou pintar o carro novamente.
E o fato de você não ter que pintar o carro novamente e não ter que trocar a peça amassada, fará com que o seu veículo não seja desvalorizado – não tão rápido – e você não irá perder os três dias da pintura e nem os três dias da troca de peça que os profissionais da oficina necessitam para fazer o serviço.
Do que preciso para conseguir realizar essa técnica?
Para começar o serviço, você precisará ter em mãos:
– Secador térmico
– Lâmpada especial
– Lixas
– Martelo específico
– Barra de ferro
– Ventosas
– E materiais para polir
No entanto, o uso dessas ferramentas irá variar de caso para caso, porém você precisará que todas (que ofereçam essa possibilidade) sejam feitas de aço.
- Como funciona o martelinho de ouro?
Como falei, essa é uma técnica bastante simples e esse é um dos motivos que fazem com que ela seja tão popular entre os clientes.
– Após está com todas as ferramentas por perto, você deverá começar aquecendo o local amassado com o secador térmico. Isso fará com que a pintura fique muito mais flexível.
– A lâmpada fluorescente irá servir como um identificador. Com ela será possível ver os verdadeiros amassados.
– Se você achar que o amassado está muito fundo, você deverá usar as ventosas para poder nivelar o local com a área que está ao seu redor.
– Por último você usará uma barra inoxidável (a ferramenta martelinho) para poder desamassar a área danificada.
Veja também
Qual é mais econômico: carro a álcool ou carro a gasolina? Veja
Como trocar as pastilhas de freio do carro: Veja
Vantagens e desvantagens de ter um turbo no seu carro
Câmbio manual ou automático: qual é melhor?
Conclusão
Por fim, viu como é simples? Porém, é importante que você saiba que esse serviço pode durar apenas alguns minutos ou pode durar dias. No entanto, o preço baixo irá te atrair demais e se achar que não tem como você deixar o carro durante dias na oficina, você mesmo pode fazer esse serviço, basta ter os materiais necessários.