Antes de tudo, a cristalização e o polimento são duas técnicas distintas de cuidado e manutenção da pintura de um automóvel, afinal, qual é a melhor opção para o meu carro, polimento vs. cristalização?
Enquanto a cristalização é um processo que tem como objetivo proteger e preservar a pintura, o polimento é um processo de reparação e restauração.
A cristalização consiste na aplicação de uma camada de resina protetora sobre a pintura do veículo. Essa camada forma uma película que protege a pintura contra os raios UV.
A chuva ácida, a sujeira e outros fatores que podem causar danos à pintura.
Além disso, a resina também confere brilho e profundidade à pintura, deixando-a com aspecto de nova por mais tempo.
A cristalização é indicada para veículos que já possuem uma boa condição de pintura e não apresentam muitos riscos ou arranhões.
- Continue lendo o artigo para você saber, qual é a melhor opção para o meu carro, polimento vs cristalização.
As pessoas confundem o polimento com cristalização
Muitas pessoas confundem o polimento com a cristalização e acham que são o mesmo processo.
Ou pode ser diferente, algumas pessoas acreditam que esses dois processos não tem nada a ver, mas olhando esse artigo, você verá que, na verdade, eles não são tão parecidos, mas se complementam para conseguir fazer um bom trabalho e deixar o seu carro com o aspecto de novo.
Meu objetivo aqui é tirar todas as suas dúvidas, por isso, vou citar os aspectos gerais de cada serviço para que você saiba a diferença entre eles e possa definir se precisa fazer um ou outro ou fazer os dois no seu carro.
- O que é polimento?
> Para que serve?
O polimento serve para manchas na pintura, pinturas que foram queimadas, riscos “básicos” que podem ter acontecido (uma chave que passou, por exemplo) e peças que perderam o brilho.
> Se você for fazer em casa, precisará de:
– Estopa ou algodão para polimento
– Lixa (se possível a de número 2000)
– Massa para polir
– Espuma para cera
– Cera para carro
> Feito pelo profissional
Ele usa uma máquina que irá girar 2000 vezes por minuto, com o objetivo de fazer com que as manchas desapareçam, porém faz com que um pouco do verniz vá com elas também.
Quando o caso é mais simples, os polidores usam as lixas de número como por exemplo 2000, para tirar as manchas que estão no verniz.
Avisos importante
– Se caso for fazer em casa, utilize os materiais que recomendei e procure no site o artigo “Como fazer um polimento”, ele irá te dizer, passo a passo, como realizar esse processo.
Mesmo se tiver condições para comprar, não use a máquina usada por profissionais.
Um descuido (se deixar ela parada por muito tempo no mesmo lugar), facilmente ela irá retirar não só o verniz e a mancha, mas toda a tinta do local e só restará a cor da lataria, ou seja, você acabou de provocar o efeito contrário do polimento.
– A montadora recomenda que se o seu carro estiver em condições normais, o polimento só deverá ser realizado, no máximo, três vezes durante toda a vida útil do carro. Mas que isso, só se algum imprevisto ocorrer, como um arranhão e aí o polimento deverá acontecer só na área danificada.
– Tenha bastante atenção e converse com o profissional para que ele tenha também, se o seu carro for de cor escura. Essas cores mostram demais qualquer imperfeição e um polimento mal feito pode te render vários comentários negativos sobre o seu veículo.
> Preço: O preço irá depender do estado do seu carro, do tamanho do seu carro, de onde você mora e da qualificação do profissional que irá fazer o serviço. Mas em média, esse serviço costuma custar cerca de R$200.
Cristalização
> Para que serve?
Também chamada de espelhamento, a cristalização é um processo em que se usa uma resina protetora para passar sobre a pintura.
O primeiro ponto positivo dessa resina é que, assim como a cera, ela não irá provocar nenhuma reação no verniz e nem na pintura do carro.
O segundo ponto positivo fica por conta da maior durabilidade da resina em relação a cera, ela da um maior tempo de vida à pintura e ainda fica com o trabalho de evitar que pequenas ações atinjam o verniz original do carro.
Ações como leves arranhões são evitados pela resina protetora da cristalização.
> Indicado para?
Claro que você poderá fazer a cristalização com qualquer “Idade” que o seu carro tenha, seja ele zero ou com mais de 10 anos de uso, até porquê, a cristalização aumenta a segurança e proteção do seu automóvel.
No entanto, o recomendado é que seja feito após alguns anos de uso, mas isso não tem nenhuma base científica, então pode usar o processo quando achar necessário, mas se você acha melhor prevenir do que remediar, pode esperar um pouco.
> Como se da o processo?
O processo começa com o serviço de polimento para poder retirar todos os riscos e manchas, depois ocorre a aplicação de um desengordurante e por fim, a resina protetora.
> Preço: Assim como o polimento, o preço também dependerá do tamanho do seu carro, da área e da qualificação profissional. Em média, irá te custar R$300.
Viu como os dois se complementam?
Veja também
Vale a pena comprar um carro elétrico? Veja
Qual é a melhor Gasolina: Comum ou Aditivada
Veja a trajetória do clássico e marcante Opala
Saiba Tudo Sobre os Carros Autônomos e os Níveis de Evolução
Conclusão
Por fim, e aí, conseguiu tirar todas as suas dúvidas? Não?! Deixe o seu comentário abaixo que irei respondê-lo o mais rápido possível.
Até a próxima!